Como estudar para o ENEM do zero? Tutorial para 2024

Quem deve estudar para o Enem do zero?

Em primeiro lugar, quem deve começar a estudar para o Enem do zero? Veja a lista abaixo, você se enquadra em alguma das opções?

  1. É a primeira vez que estudo para o ENEM, e não sei como ele funciona
  2. Estou fazendo o terceiro ano do ensino médio ou terceirão
  3. Estou entrando no pré-vestibular esse ano
  4. Não fui bem no último ENEM
  5. Estou estudando há anos e não consigo aumentar minha nota de jeito nenhum!

Se você faz parte de um desses grupos, fique tranquilo! Vem comigo que irei te guiar, feito um irmão, sobre como estudar do zero, todo o conteúdo do Enem, e alcançar aquela nota que você tanto deseja.

Como estudar para o Enem do zero

De acordo com a minha experiência ao longo dos anos, o estudante que vai estudar do zero para o ENEM precisa saber o seguinte:

  1. Como funciona o Enem?
  2. Cursinho presencial, online ou estudar sozinho?
  3. Qual material utilizar?
  4. Como estudar o meu material?
  5. Como planejar o meu estudo?
  6. Como não procrastinar?
Como-estudar-para-o-enem-do-zero

Como funciona o Enem?

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova realizada em dois domingos consecutivos. Em cada domingo você receberá um caderno de prova com questões de duas áreas do conhecimento.

São 4 áreas do conhecimento, além de uma redação:

1° Domingo (5h30)

-> Linguagens, códigos e suas tecnologias (45 questões)

-> Ciências Humanas e suas tecnologias (45 questões) – História, Geografia, Sociologia e Filosofia

-> Redação

2° Domingo (5h)

-> Ciências da Natureza e suas tecnologias (45 questões) – Física, Química e Biologia

-> Matemática (45 questões)

Cursinho presencial, online ou estudar sozinho?

Para você que se pergunta “como estudar do zero para o Enem”, saiba que essa escolha é completamente pessoal. Algumas pessoas só conseguem assistir aula presencial, outras acham melhor assistir videoaulas. Já outras, preferem o autodidatismo. O importante, na verdade, não é qual método escolher, e sim se planejar e mantê-lo do início ao fim dos estudos do ano, uma vez que você estará estudando para o enem do zero.

Diante disso, alguns mitos merecem ser quebrados:

  1. “O cursinho online X é melhor que o cursinho online Y” – Por mais que o cursinho, a qualidade dos professores, e a qualidade do material sejam importantes, isso não deve, em hipótese alguma, fazer você perder tempo de estudo em busca de escolher “o melhor cursinho possível”. Ora, todos os cursinhos aprovam, sejam online, presenciais, ou até mesmo estudando sozinho.
  2. “Cursinho online é pior que cursinho presencial” – Uma das maiores fake news da atualidade. Tanto os cursinhos presenciais quanto online conseguem aprovar em todas as universidades públicas, seja qual for o curso (medicina, direito, psicologia, educação física, etc). O diferencial nesse trajeto não será o cursinho em si, e sim você, seu método de estudo, dedicação e rotina!

Portanto, busque o que mais te agrada. Todos esses métodos já aprovaram estudantes em primeiros lugares em universidades de medicina, por exemplo.

Você prefere uma sala de aula para estar frente a frente com o professor? Escolha um cursinho presencial.

Prefere montar seu próprio horário, sua própria rotina, ou possui pouco tempo? Um cursinho online pode ser uma melhor pedida.

Já possui experiência, responsabilidade, e acha que dá conta? Então você pode até mesmo tentar estudar por conta própria.

Qual material utilizar pra estudar para o Enem?

Essa é outra pergunta que é feita com frequência pelas pessoas que desejam estudar para o Enem do zero.

Primeiramente, aqui vai uma dica importantíssima: não seja um colecionador de materiais online. A internet está abarrotada de arquivos e mais arquivos com terabytes de apostilas em formato PDF. Quanto mais você baixar, menos irá estudar, mais tempo irá perder tentando compará-los entre si.

Use apenas UM material. Você, assim como eu, vai ganhar a vaga de todos esses estudantes que acham que quanto mais material ele baixou pro HD, maior será a sua nota. Enquanto eles estarão se preocupando em conseguir baixar apostilas do novo cursinho que abriu lá onde o vento faz a curva, você estará estudando!

“Devo comprar apostilas do Poliedro, do Bernoulli, do COC, do SAE, do Ari de Sá, etc?”

A minha resposta é: utilize o material utilizado pelo seu cursinho.

  1. Se o cursinho for online: Utilize os arquivos ou apostilas do seu cursinho.
  2. Se o cursinho for presencial: Utilize o material ou apostilas do seu cursinho.

Decidi repetir 3 vezes a mesma frase, por um motivo bem simples: se você não seguir o material do seu cursinho, por quê você se matriculou nele, em primeiro lugar? Siga e confie no seu material e no seu professor.

Como estudar para o Enem com meu material?

Agora que você já escolheu o material que irá utilizar para estudar para o Enem do zero, deve começar a estudá-lo com eficiência!

Eu recomendo você seguir a seguinte tríade, sempre:

1) Anotações durante a aula: mantenha a SIMPLICIDADE

Durante a aula, faça as anotações de acordo com a orientação do professor, mantendo tudo o mais simples possível. Seja utilizando um tablet com caneta, ou anotando em um caderno, o seu foco deve ser conseguir escrever tudo que for importante, de maneira legível, e só. Não perca tempo com firulas, títulos bonitinhos, etc.

O motivo disso é simples: humanos não são bons em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Se você perder muito tempo anotando, não estará prestando atenção na fala do seu professor. Quanto mais rápido você passar o conteúdo para o papel e voltar a olhar para a explicação do seu professor, melhor.

Lettering não aprova ninguém

Letrinhas bonitinhas não aprovam ninguém

Anotações com 200 cores de caneta diferentes não aprovam ninguém

Os melhores estudantes que eu já conheci só tinham 1 caneta e escreviam tudo garranchado, mas com isso conseguiam prestar atenção em TUDO que era dito nas aulas.

O que aprova é aproveitar ao máximo cada aula e cada explicação.

2) Sempre tire suas dúvidas durante as aulas! Sempre!

O professor estava explicando e você não entendeu algo? Levante a mão, e assim que ele te der a palavra, peça “professor, você poderia repetir, por favor?”.

Não tenha vergonha de fazer isso. Os professores não ficam incomodados com isso, muito pelo contrário! Eles estarão felizes por dentro! Nada é melhor do que um aluno que participa e tira suas dúvidas. aprendizado é isso!

O que não pode acontecer é você deixar a aula seguir enquanto você continua com dúvida! Principalmente ao estudar do zero para o Enem!

Você provavelmente já passou por isso: o professor diz algo, você não entende muito bem, e logo em seguida outro aluno levanta a mão e pede para o professor repetir ou explicar novamente aquilo. Certamente você se sentiu aliviado(a) e feliz por outra pessoa ter tido coragem de levantar a mão, pois agora poderá entender a explicação.

Logo, lembre-se do seguinte: ao levantar a mão e tirar sua dúvida, você também estará ajudando os outros alunos, e não os atrapalhando!

3) Estude ao chegar em casa!

Assim que chegar em casa, descanse um pouco (um pouco hein! Não é pra dormir 2 horas não! Deixe para dormir de noite)

Descansou um pouco? Realizou sua refeição? Fez alguma atividade física?

Agora é hora de tomar um banho, trocar de roupa, escovar os dentes, pegar sua mochila e levar para o seu local de estudo.

Sobre o local de estudo, evite estudar na cama! Uma das formas de ter uma boa noite de sono, conseguir dormir rapidamente e evitar a insônia é deixar a cama apenas para dormir! Lembre-se que nosso cérebro faz associações facilmente. Ao associar a cama apenas para dormir, e sua mesa/local de estudos apenas para estudar, você conseguirá duas coisas: estudar quando for para estudar; e dormir quando for para dormir.

Beleza, peguei minha mochila e levei pro meu local de estudo. Evite planejar muito o que vai fazer! Sente, pegue o seu caderno com sua anotação de uma das aulas que você teve, abra e comece a reler o conteúdo.

  1. Tente lembrar o que o professor disse na aula
  2. Releia focando nos pontos chave e mais importantes
  3. Tente explicar para sí próprio(a) o que você está lendo, isso é estudar de maneira ativa

Releu o conteúdo? Imediatamente em seguida, abra a apostila ou material de apoio e comece a resolver os exercícios!

  1. Tente responder os exercícios sem “colar” das suas anotações. Mesmo que não saiba a resposta de primeira, tente raciocinar qual a resposta faz mais sentido, e por que ela faz mais sentido!
  2. Marque sua resposta, e confira no gabarito (cuidado para não ver as respostas dos exercícios que você ainda não fez!).
  3. Acertou? Ótimo! Se a resposta fez sentido para você, siga em frente. Se ficou um pouco na dúvida entre duas alternativas, leia a explicação do gabarito, ou volte nas suas anotações e agora sim, “cole”, procure o que faz daquela resposta a correta.
  4. Errou? Ótimo também! Eu sei que é clichê falar isso, mas “o momento de errar é agora, e não na prova”. Nosso cérebro é ótimo em aprender com os erros. Leia a explicação da resposta correta no gabarito, ou volte nas suas anotações e procure o que faz daquela resposta a correta.
  5. Sempre que errar, busque entender o porquê da sua resposta não ser a correta.
  6. Caso o gabarito tenha apenas a resposta correta, e não tenha a explicação, busque na internet! É muito fácil, basta começar a digitar o enunciado do exercício que em 99% dos casos o Google encontrará o exercício que você buscava.

Tente estudar todas as matérias que você teve no dia

O ilustríssimo e já falecido Professor Pierluigi Piazzi, dizia e recomendava: “Aula dada é aula estudada, NO MESMO DIA!”

O motivo para isso está em como o nosso cérebro processa as nossas memórias e aprendizados! Nossa massa cinzenta cerebral funciona como um grande HD. E como qualquer HD, o espaço é limitado. Você recebe milhares de informações o dia inteiro (conversas, explicações, etc). Imagina se nosso cérebro guardasse TUDO? Rapidamente estaríamos sem espaço.

Por isso, possuímos duas memórias, uma de curto prazo, e uma de longo prazo.

  1. A memória de curto prazo armazena TUDO que vimos e escutamos no dia. Porém, como o nome já diz, ela é de curto prazo. Toda noite, quando dormimos, nosso cérebro deleta (sim, deleta) pedaços e mais pedaços das memórias do dia, para abrir espaço para as memórias do dia seguinte.
  2. Já a memória de longo prazo armazena TUDO que for importante para nós. Contudo, não basta mentalizar “o Enem é importante pra mim” e tudo que você viu na aula do dia será armazenada na memória de longo prazo automaticamente. Não é assim que funciona! Seria muito fácil estudar para o Enem do zero assim.. Assistir aula é uma tarefa passiva. Nosso cérebro guarda apenas tarefas ativas! Portanto, ao chegar em casa, reler a matéria e fazer exercícios sobre o assunto, você estará dizendo para sua mente “guarde na memória de longo prazo tudo que estudei, todos os exercícios que eu fiz, além da aula que eu assisti hoje cedo sobre o assunto”.
  3. Dessa forma, quando você dormir essa noite, seu cérebro deletará da sua memória de curto prazo o que você não estudou. Já o que você estudou, releu, e fez exercícios, será salvo na sua memória de longo prazo.

Fazer exercícios da matéria que você estudou é mais importante do que reler o conteúdo.

Infelizmente 90% dos estudantes pensam que o método de estudo mais eficiente é reler o conteúdo grifando com marca texto. E 90% dos estudantes fazem apenas isso ao chegar em casa: releem o conteúdo, e grifam com marca texto o que eles julgam mais importante.

Você que irá estudar para o ENEM do zero não irá cometer esse erro. Você fará parte dos 10% que ganham as vagas dos outros 90%.

  1. Releia o conteúdo, e imediatamente depois faça exercícios.
  2. Se você não tem tempo de reler o conteúdo e resolver questões, opte por fazer questões!
  3. Ao fazer questões e corrigir seus erros, você estará estudando mais ativamente do que apenas reler as suas anotações! Ah, ao corrigir seus erros, você provavelmente irá abrir as anotações. É nesse momento que você pode grifar com marca texto. Encontrou nas suas anotações a resposta para o exercício que estava resolvendo? Grife! Sublinhe! Agora sim você estará grifando o que importa.

Lembre-se: O que cai na prova do Enem não é o que você ACHA que é importante, e sim o que costuma cair com frequência! Ou seja, se isso já foi perguntado em alguma questão ou exercício anterior, isso sim é algo importante! Saiba grifar apenas o que é cobrado nos exercícios!

Como planejar seus estudos para o Enem?

Ao estudar do zero para o Enem, você se encontrará na seguinte situação:

Você assistiu sua aula e chegou em casa. O ideal é tentar estudar todas as matérias que você teve no dia. Se você dispõe de 5 horas para estudar e teve 5 aulas, gaste 1 hora por matéria

  1. Releia o conteúdo
  2. Resolva questões/exercícios e corrija seus erros (no mínimo metade do seu tempo de estudos)

Dessa forma, se você vai estudar, por exemplo, História, por 1 hora:

  1. Releia o conteúdo, tentando lembrar-se das falas do seu professor, ou ainda tentando explicar para sí próprio(a) a matéria. (faça isso por 25 minutos)
  2. Realize uma pausa de 5 minutos para beber água, ir ao banheiro, bater papo com seus pais, fazer carinho no cachorro, no gato, se espreguiçar. Faça qualquer coisa que não seja estudar, mas por apenas 5 minutinhos!
  3. Abra a lista de exercícios e comece a resolvê-los. Tente não gastar mais que 3 minutos por questão. Veja se acertou ou se errou. Se acertou e ficou com dúvida, veja a explicação ou volte nas anotações rapidinho. Se errou, faça o mesmo. (faça isso por 30 minutos)

Pronto, você estudou História. Agora faça outra pausinha de 5 a 10 minutos e então faça o mesmo, agora com Matemática, por exemplo. Releia o conteúdo -> pause por 5 minutos -> resolva questões.

E onde entra o planejamento?
  1. Não adianta querer se planejar sem saber quanto tempo você gasta para reler a matéria ou resolver questões.
  2. Se você gasta somente 10 minutos para reler a matéria da aula, sobrarão 50 minutos para resolver questões. Pode ser que você termine de resolver questões em 20 minutos, em 30 minutos, em 40 minutos, ou pode ser que tenham muitas questões e você não consiga resolver todas. Por isso deve disponibilizar no mínimo 30 minutos para as questões. Mesmo que em 30 minutos você resolva apenas metade da sua lista de exercícios, sua sessão de estudos terá sido produtiva.
Como planejar de acordo com o tempo disponível?
  1. O ideal é, para cada hora de aula assistida (online ou presencial) = 30 minutos resolvendo questões ou exercícios.
  2. Se você teve 6 aulas de 1h cada durante o dia, deve tentar resolver questões de cada matéria por 30 minutos cada uma. Isso vai dar um total de 3 horas.
  3. Se você dispõe de 4 horas para estudar, e sabendo que 3 horas devem ser resolvendo questões, lhe sobram apenas 1h para reler o conteúdo de todas as matérias.
  4. 1 hora são 60 minutos. Para 6 matérias, são 10 minutos cada uma. Ou seja, serão 30 minutos resolvendo questões, e 10 minutos relendo o conteúdo. Logo, você irá tentar reler o conteúdo bem rapidinho por 10 minutos, e partir para resolver questões por 30 minutos.

Portanto, para uma pessoa que dispõe de 4 horas para estudar em casa depois do cursinho, e teve 6 horas de aula (6 matérias). a divisão ficará assim:

  1. Reler as anotações de uma matéria rapidinho por 10 minutos
  2. Resolver questões do assunto da matéria por 30 minutos

E então uma pequena pausa, daquele jeito que expliquei lá em cima (banheiro, água, cachorro, gato, etc)

  1. Reler as anotações de outra matéria rapidinho por 10 minutos
  2. Resolver questões do assunto dessa outra matéria por 30 minutos

Outra pequena pausa

E assim por diante, até fazer isso com todas as 6 matérias.

Está lendo esse post meses antes do Enem? Nesse caso, aplique as dicas de estudo que ensinei focando mais tempo resolvendo questões para os conteúdos que mais caem:

  1. O que mais cai em física
  2. O que mais cai em química
  3. O que mais cai em biologia

Como não procrastinar?

A procrastinação é natural do ser humano. E realmente é algo difícil de se contornar.

Contudo, algumas dicas são valiosas para conseguir evitar ao máximo que isso ocorra, principalmente para você que vai estudar do zero para o enem.

  1. Tente não pensar muito em qual matéria começará estudando. Comece pela que você possui mais afinidade ou facilidade, por exemplo. Sente na mesa, abra seu caderno e comece a reler, sem planejar muito.
  2. Crie uma rotina: tome banho e escove os dentes antes de estudar, por exemplo. Ou então faça um café ou um chá sempre antes de ir estudar. A ideia é criar uma rotina, um gatilho. Eu sou apaixonado por café, então toda vez, antes de sentar para estudar, eu passava um café. Com o tempo você irá associar que para tomar seu cafézinho naquele horário, precisa estar estudando.

As vezes planejar demais te faz executar de menos! Se você não sabe qual matéria estudar primeiro no dia, não perca tempo tentando decidir! Mete a mão na mochila, e tire um caderno sem olhar de qual matéria é. O caderno que vier, você estuda rsrs.

Com todas essas informações em mão, acredito que você já conseguirá iniciar seus estudos do zero para o ENEM. Não perca tempo procurando mil e um métodos de estudos, ou apostilas e mais apostilas para baixar. Siga o seu material e essas dicas que você estará a frente de 90% dos seus competidores.

Não perca tempo e veja também:

Warning