Método SQ3R: Melhore seu Potencial de Aprendizado

O Método SQ3R é uma das técnicas de estudo mais antigas e comprovadamente eficazes. Esta abordagem desenvolvida nos anos 50 foi projetada para ajudar os estudantes a aumentar o seu potencial de aprendizagem. O método SQ3R permite que os estudantes aproveitem seu tempo de estudo de forma mais eficaz e produzam resultados melhores.

O Que é o Método SQ3R?

O Método SQ3R é uma abordagem de estudo dividida em cinco passos. Essas etapas são: Survey (Surveyar), Question (Questionar), Read (Ler), Recite (Recitar) e Review (Revisar). Isso significa que os estudantes devem primeiro analisar o material, depois formular perguntas sobre o que leram, ler o material, recitar tudo o que lembram, e por fim rever o material. Essa abordagem de estudo particular ajuda os estudantes a concentrarem-se e absorverem a informação disponível melhor.

Como O Método SQ3R Pode Ajudar?

Ao aplicar o Método SQ3R, os estudantes podem absorver mais informação e, ao mesmo tempo, melhorar sua concentração. Ao usar o método, os alunos se familiarizam com o material e obtêm uma maior compreensão do conteúdo. Ao seguir os cinco passos deste método de estudo, os alunos são capazes de converter leituras, que podem parecer complicadas e inócuas, para algo que possam facilmente memorizar e compreender.

Aplicando o Método SQ3R

O primeiro passo é Surveyar.

Aí, os estudantes devem examinar o material (seja um livro, ou lendo um pdf em um tablet, por exemplo) e procurar um índice ou sumário, bem como ler o material em um nível superficial para obter uma compreensão geral do conteúdo.

O segundo passo é Questionar.

Aqui, os estudantes devem formular perguntas sobre o que leram para ajudá-los a focar mais.

O terceiro passo é Ler.

Os alunos devem ler o material com um objetivo em mente e usar as respostas às suas perguntas para ajudá-los a entender o material.

O quarto passo é Recitar.

Aqui, os alunos devem recitar o material de memória para ajudá-los a memorizar o conteúdo. O último passo é Revisar. Os alunos devem ler o material de novo para reforçar o que eles aprenderam.

O Método SQ3R é uma das técnicas de estudo mais antigas e eficazes. Isso ajuda os estudantes a aproveitarem melhor seu tempo de estudo e obterem melhores resultados. Seguindo os cinco passos desta abordagem de estudo, os estudantes conseguem converter leituras, que possam parecer complicadas, para algo que eles possam facilmente memorizar e compreender.

Não perca tempo e veja também:

Warning